Angiologia e Cirurgia Vascular

Doença arterial periférica

As dores nas pernas também podem ser de causa arterial. Ocorre o entupimento das artérias que levam o sangue para as pernas e com isso há o sofrimento da musculatura. Essa limitação do fluxo de sangue causa além da dor (o paciente precisa parar de caminhar e esperar para poder continuar), o aparecimento de lesões nas extremidades dos pés e perda da funcionalidade do membro.

O uso crônico do cigarro, a hipertensão arterial, alimentação rica em gorduras, o diabetes e a doença renal são os principais fatores para o surgimento da lesão arterial.

O diagnóstico e tratamento precoce além, de conferir uma melhor qualidade de vida para o paciente, consegue preservar a perna e evitar amputações.

O tratamento clínico envolve o uso de medicamentos, orientações dietéticas, exercícios físicos específicos e a interrupção do hábito de fumar.

Casos mais avançados como em pacientes com dor constante, incapacidade de realizar as atividades diárias e o surgimento de feridas, necessitam de tratamento cirúrgico imediato, podendo ser feito através de cirurgia minimamente invasiva na maioria dos casos, a angioplastia.

Oferecido pela Doctoralia