Angiologia e Cirurgia Vascular

Varizes

As varizes dos membros inferiores são manifestações da doença venosa crônica, constituindo a mais comum de todas as alterações vasculares. São veias dilatadas, tortuosas que podem causar sensação de peso, cansaço, dores, cãibras, além de complicações estéticas como a hiperpigmentação da pele (manchas escuras que aparecem na parte mais inferior da perna) até mais graves, como a trombose venosa, as úlceras e o sangramento.

Estima-se que 70% das mulheres adultas e 40% dos homens apresentem veias varicosas. Os principais fatores de risco envolvidos em seu aparecimento são: sexo feminino, história familiar, obesidade, uso de anticoncepcionais, tabagismo, longos períodos de repouso (sentado ou em pé), número de gestações e atividade profissional.

O tratamento clínico das veias varicosas envolve uso de medicamentos, compressão elástica, medidas higieno-dietéticas e prática de exercícios físicos. O tratamento clínico, entretanto, não exclui a possibilidade do tratamento cirúrgico, sendo que, na maioria das vezes, as abordagens clínica e cirúrgica serão utilizadas simultaneamente.

O tratamento cirúrgico tem por objetivo abolir o refluxo e/ou retirar ou desfuncionalizar a veia varicosa, proporcionando melhoria estética (eliminação ou redução do diâmetro da veia) e funcional (redução de edema, sensação de peso, desconforto, risco de trombose, sangramentos, alterações da coloração da pele e formação de úlceras), bem como melhora na qualidade de vida e grau de satisfação do paciente.

A retirada da veia varicosa não vai influenciar na circulação da perna, pois trata-se de uma veia doente que atua causando piora da circulação. Sendo assim, sua retirada poderá garantir o melhor funcionamento do sistema circulatório da perna.

No tratamento das microvarizes ou telangiectasias (pequenas veias arroxeadas ou avermelhadas) o mais indicado é a injeção de substância esclerosante, que destrói o vaso. Esse tratamento pode ser feito em consultório e tem um resultado muito satisfatório principalmente na parte estética.

Oferecido pela Doctoralia